permacultura, resiliência e liberdade

horta de varanda

Eu e a minha mais que tudo (MMQT) fomos abençoados com 3 belas varandas no nosso 3º andar no centro do Porto onde temos uma modesta horta. Já temos feito jantares muito à base do que produzimos, mas claro que se fossemos a depender da horta da varanda, estaríamos magríssimos. É uma experiência incrível, o desafio de crescer estas plantas todas na varanda e um prazer indescritível quando se come o que se colhe. É uma horta muito especial: tem morangos em forma de coração, ervilhas que não se comem, só se cheiram, uma pereira que consegue ver o mar e conta às plantas de baixo como é, alfaces que antes do último sopro de vida replantam-se por todo o lado, cabeças de alho que atribuem a missão a cada dente, de se transformar em nova cabeça, oregãos que gostam de ver os carros a passar lá em baixo, felinos que deambulam, cheiram, roçam e trincam, beldroegas que, embora bem-vindas, nunca foram convidadas, rabanetes que se recusam a crescer porque alguém os plantou demasiado juntos, tem aromas e cores que nos fazem sonhar com o campo.

clicando nas imagens em baixo conseguem-se ver melhor as cores e as texturas. Lamento não conseguir colocar aqui os cheiros e sabores…

 

Vives num apartamento e achas que não é possível produzir comida? Tens uma varanda? um espacinho no exterior e ao sol? forma de pendurar uns vasos do lado de fora das janelas? Então de que estás à espera? Mete já uns vasos com terra, planta um feijão, uma semente de abacate, um dente de alho, uma cebola ou simplesmente deixa a terra e espera que cresça lá alguma coisa, pode ser que apareçam beldroegas…

 

Deixe um comentário